sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Importância do Ácido Fólico

De todas as recomendações que eu poderia dar para quem está tentando ter uma gravidez saudável, nenhuma é mais importante do que essa: tomar Ácido Fólico! 
Conhecido também como vitamina B9, do complexo B, ela é tão importante que existe uma lei obrigando a fortificação das farinhas com Ácido Fólico. Além disso, a rede pública distribui gratuitamente o suplemento com essa vitamina, que é recomendado em qualquer pré-natal do SUS ou rede privada. Mas, apesar de haver alimentos ricos em Ácido Fólico (inclusive a farinha), para previnir má formações, é preciso tomar o suplemento em cápsulas diariamente.


Por que tomar Ácido Fólico?

Uma cápsula ao dia pode prevenir em até 95% várias malformações fetais: 

Na gestação, previne defeitos de fechamento do tubo neural como anencefalia e espinha bífida, além de lábio leporino e fenda palatina, malformações cardíacas e do trato gênito-urinário. A suplementação do folato deve ser iniciada antes da concepção porque a época do estabelecimento dos diversos tipos de malformações fetais é muito precoce:
  • Defeitos do tubo neural - 28 dias;
  • Defeitos do septo ventricular cardíaco - 42 dias;
  • Lábio leporino - 36 dias;
  • Fenda palatina - 42 a 72 dias;
Um estudo brasileiro mostrou ainda que a suplementação de folato é importante na prevenção da síndrome de Down. Diversos estudos apontam a associação entre a deficiência do ácido fólico com anemia megaloblástica, câncer do cólon, leucemia, doenças mieloproliferativas e algumas enfermidades crônicas da pele. Ainda glossite, perda de apetite, diarréia, mal estar geral e deterioração mental. Em gestantes, além de mal formação fetal são relatados prematuridade e baixo peso ao nascimento. (NASSER at al., 2005)


E então, precisa de mais algum motivo?


Como o Ácido Fólico deve ser consumido para prevenir essas mal formações?


400 mcg de Ácido Fólico por dia.
3 meses antes de engravidar e 3 meses depois de engravidar.


Mulheres em idade fértil, que tenham chance de engravidar, devem consumir 400 micro-gramas (mcg) de ácido fólico por dia. Para mulheres que já tiveram uma crianças com defeito de fechamento do tubo neural, a dose recomendada é de 4000 mcg, começando 3 meses antes da concepção até o terceiro mês de gestação. A suplementação é suficiente para reduzir em até 95% problemas de malformação fetal. (NASSER et al., 2005)



Dica da Mari: tome apenas a quantidade de Ácido Fólico recomendada. O folato em doses muito altas pode dar enjoo. Desde as primeiras semanas de gravidez, eu uso esse polivitamínico que tem todas as vitaminas que precisamos em apenas uma cápsula (inclusive o Ácido Fólico!). 






Este artigo utiliza fontes cientificamente comprovadas.




Fontes Consultadas:
NASSER, Carina et al . Semana da conscientização sobre a importância do ácido fólico. J. epilepsy clin. neurophysiol.,  Porto Alegre ,  v. 11, n. 4, dez.  2005 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492005000400009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  15  ago.  2014.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário